Nosso protocolo foi elaborado seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.
O Resort criou e implantou medidas adicionais, ultrapassando uma centena de atenções, cuidados e tarefas periódicas.
Relacionamos aqui as 58 medidas que consideramos importante compartilhar com as famílias, grupos e eventos.
Os procedimentos operacionais foram validados por diferentes associações da área hoteleira, incluindo a Resorts Brasil – e estão em permanente evolução e aprimoramento, para a máxima proteção e preservação da saúde de nossos hóspedes e colaboradores.
Ocupação
- Política de ocupação reduzida, conforme determinação das autoridades responsáveis.
Orientações e informações aos hóspedes
- Aos hóspedes que chegarem sem máscara será explicada a importância do uso, e o aconselhando para sempre a utilizarem nas áreas comuns do Resort.
- O Resort dispõe de ambulatório, para prestar orientação aos hóspedes.
- A limpeza dos filtros de ar condicionado será feita periodicamente.
Recepção
5.Tapete higienizador para calçados e aferição da temperatura, na entrada da Recepção.
6.Totem com álcool gel 70%, acionado por pedal, para higienização sem contato manual.
- Aferição eletrônica de temperatura. Caso o hóspede apresente temperatura a partir de 37,5 graus, será orientado a retornar e procurar atendimento médico. Será gerado crédito de suas diárias, a serem usufruídas em outro período.
- Todos os objetos da recepção estarão devidamente higienizados.
- Demarcação no piso, orientando quanto ao distanciamento entre as pessoas
- O cartão chave será desinfetado com álcool 70% antes de ser entregue ao hóspede.
- Definiremos com o hóspede a preferência pela limpeza diária de sua acomodação ou apenas pela troca de toalhas.
- Definiremos também se deseja o reabastecimento de seu frigobar.
- Todos os nossos colaboradores utilizarão máscaras, e foram devidamente treinados para atender os hóspedes com segurança e atenção.
- As máquinas de recebimento por cartão de crédito serão higienizadas a cada uso.
- Os mensageiros estarão usando Face Shield e luvas descartáveis, além de álcool gel 70%.
Restaurantes, bares, alimentos e bebidas
- Tapete higienizador para calçados e aferição da temperatura, na entrada dos restaurantes.
- Totem com álcool gel 70%, acionado por pedal, para higienização sem contato manual.
- Restaurantes e bares terão reduzidas as quantidades de mesas e cadeiras, guardando a distância mínima de 1,5 metros entre os hóspedes.
- Restaurantes adaptados para atender com total proteção, inclusive o refeitório dos colaboradores
- Para o atendimento no sistema Buffet Autoatendimento Seguro – Café da Manhã, Almoço e Jantar – foi redobrada a higienização de todos os utensílios do restaurante e são disponibilizadas luvas descartáveis para os hóspedes.
- Os hóspedes deverão fazer uso da máscara, respeitar o distanciamento entre as pessoas conforme a demarcação no piso e, antes de se servirem, higienizarem as mãos álcool gel 70%, que estará disponível em diferentes pontos do buffet. Um profissional do Resort estará junto ao buffet assegurando que os hóspedes utilizaram o álcool gel, evitando a contaminação dos pegadores e suas respectivas bases de apoio.
- Os talheres serão higienizados com álcool gel 70% e serão embalados individualmente em protetores plásticas. Os sachês de temperos serão entregues desta mesma forma.
- Guardanapos de papel serão entregues em embalagens descartáveis.
Room Service
- O serviço de Room Service seguirá os procedimentos e cuidados acima relativos à Restaurantes, bares, alimentos e bebidas
- Os alimentos serão levados até a porta da suíte em bandejas revestidas por película protetora.
- Será pedido ao hóspede que coloque os utensílios de Room Service do lado de fora da suíte, ao final da refeição.
Hospedagem e suítes
27 – A higienização de quartos e banheiros será efetuada de forma minuciosa, detalhadamente e de maneira intensificada – principalmente nos locais de maior contato manual.
- As camareiras usarão aventais, touca, luvas e máscaras descartáveis para a limpeza de cada suíte. A limpeza será efetuada com as janelas abertas, para total ventilação do ambiente.
- Equipamentos de trabalho, como carrinhos, vassouras, rodos e baldes, também serão desinfetados a cada troca de colaborador.
- Travesseiros, cobertores e toalhas extras serão entregues em embalagens lacradas.
- Ao final da estada do hóspede será realizada a limpeza e desinfecção completa da suíte e de suas superfícies.
Áreas de lazer e atividades com equipe de lazer
- Será disponibilizado álcool gel 70% nas áreas sociais do Resort.
- Exigiremos o uso de máscaras por todos os colaboradores, e aconselharemos os hóspedes a também utilizá-las.
- Os ambientes serão mantidos com portas e janelas abertas, para total circulação de ar
- Superfícies de toque, como corrimões de escadas, portas, maçanetas, bancadas e mesas, serão higienizadas constantemente.
- Cardápios, máquinas de recebimentos, equipamentos e utensílios colocados á disposição dos hóspedes serão higienizados após cada utilização.
- Fitness: os equipamentos serão higienizados a cada 1 hora. Os hóspedes terão à disposição álcool gel 70%, para desinfecção.
- SPA: limpeza e desinfecção de todas as superfícies e mobiliários a cada atendimento. As massoterapeutas utilizaram máscaras, aventais e luvas.
- Daremos preferencia para atividades outdoor e, em caso de alguma atividade em ambiente fechado, obrigatoriamente manteremos janelas e portas abertas para manter ar corrente nos ambientes
- As atividades de lazer serão realizadas apenas nos grandes espaços abertos do Resort, onde as pessoas possam manter o distanciamento necessário.
- Equipe de lazer: utilizará máscaras e tomará cuidados especiais relacionados à desinfecção dos objetos utilizados nas atividades.
- Parque aquático e outras áreas de lazer: será reduzida em 80% a quantidade de mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e sofás, mantendo a distância mínima de 1,5 metros entre os hóspedes.
Treinamento e orientação dos colaboradores
- As equipes de colaboradores receberam treinamento especial e intensivo, relacionado a todos os procedimentos aplicados pelo Resort.
- Além dos EPI’s obrigatórios, os colaboradores estarão aplicando EPI’s específicas relacionadas ao COVID-19.
- Obrigatoriedade do uso de máscara em tempo integral.
- Recomendação que mantenham a distância mínima de 2 metros entre os demais colaboradores.
- Utilização de álcool gel 70% sempre – e lavando bem as mãos com frequência, até a altura dos punhos, utilizando água e sabão.
- Orientação para que abraços, beijos e apertos de mãos sejam substituídos por gestos e comportamento amigáveis – sem contato físico – mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienização frequente de celular, rádios-comunicadores, equipamentos e ferramentas de trabalho.
- Orientação para que ao tossir ou espirrar, afaste-se de seus colegas e cubra o nariz e a boca sejam cobertos com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Orientação para que não toquem no rosto ou nos braços após a higienização das mãos.
- Orientação para que mantenham os ambientes limpos e bem ventilados.
- Todo colaborador que apresentar de 37,5 graus de temperatura será orientado a ficar afastado do Resort por um período de 14 dias, e a procurar atendimento médico caso os sintomas se agravem.
Eventos
- Sem custo adicional para os organizadores, os salões de eventos poderão receber até a metade de sua capacidade normal, assegurando o distanciamento entre as pessoas.
- Os materiais que compõe a montagem de evento terão suas superfícies sempre higienizadas, a cada intervalo de utilização.
- Todas as nossas salas para eventos do resort possuem janelas e portas de grandes dimensões, sendo favorecidas por luz natural e proporcionando ventilação também natural.
- Coffee Breaks serão ser feitos ao ar livre, utilizando embalagens individuais e descartáveis.
- A modalidade de serviço de refeições e coffee breaks – Buffet Assistido ou Buffet Autoatendimento Seguro – será definida em conjunto com o organizador do evento.
Protocolo atualizado em: 17/11/2020